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Imunidade em tempos de quarentena

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icon calendar 30/03/2020
Imunidade em tempos de quarentena

[vc_row][vc_column][vc_column_text]A nutricionista Lulia Dib, relata oito medidas nutricionais e de estilo de vida, para fortalecimento de nossa imunidade em tempo de quarentena.

Como fortalecer a imunidade em tempos de Coronavírus

Com a rápida expansão do coronavírus (COVID-19) pelo mundo, a OMS já configura a situação como pandemia.

Neste momento, existe um pânico geral envolvendo a maioria das pessoas, que acaba promovendo a disseminação de informações erradas relacionando a prevenção e o tratamento da doença. É importante ressaltar que não existe nenhum alimento, suplemento ou “shots” milagrosos que inibam o contágio. A única forma de prevenir a contaminação é através de medidas profiláticas em relação ao contato inter-humano (evitando ambientes de aglomeração, partilha de materiais pessoais, contatos físicos, e higiene constante das mãos com água, sabão e álcool em gel). Entretanto, fortalecer o sistema imunológico é uma medida necessária para que a recuperação após o contágio seja mais eficiente e cause menos danos possíveis à saúde. E é neste momento em que devemos nos lembrar da importância da nutrição e dos bons hábitos de vida como nossos aliados.

Dentre as medidas nutricionais e de estilo de vida, podemos destacar:

  • Sono Regular
  • Hidrate-se
  • Melhore seus hábitos alimentares
  • Consuma mais legumes e verduras
  • Consuma alimentos anti-inflamatórios, mas sem exageros
  • Reduza ou suspenda o consumo de álcool
  • Consuma chás antioxidantes
  • Tomar 15 minutos de sol por dia – Vitamina D

Medida 01
Tenha o sono regular e cuide das suas emoções. O descanso do corpo e da mente estão diretamente ligados à produção hormonal que influencia na sua imunidade; O medo, pânico e a ansiedade contribuem para a produção de substâncias imunodepressoras, como o Cortisol. Acalme-se e descanse;

Medida 02 – Hidrate-se durante todo o dia. É indicado o consumo mínimo diário de 35 ml de água pura por kg de peso. A ingestão de sucos e chás não entram neste cálculo;

Medida 03 – Esqueça neste momento as dietas restritivas e hipocalóricas. O baixo consumo de calorias (em relação às suas necessidades) reduzem a imunidade. Neste momento, foque em fortalecer a saúde, deixe a perda de peso para outro momento, se for realmente indicado;

Medida 04 – Aumente o consumo de alimentos antioxidantes, ricos em vitaminas e minerais. Capriche em sucos, bowls e saladas coloridas, com frutas, legumes e verduras variadas, e de preferência, in natura, para conservar a energia vital do alimento e o maior aporte micro nutricional;

Medida 05 – Insira na sua rotina, e sem exagero, o consumo de alimentos que possuem o poder anti-inflamatório natural e atividade antimicrobiana como alho, cúrcuma, gengibre e limão;

Medida 06 – Reduza (e se possível, suspenda) o consumo de álcool, tabaco e drogas. Todos estes reduzem a resposta imunológica;

Medida 07 – Inclua na sua rotina o consumo de chás antioxidantes, como chá verde, hibisco, gengibre, romã, cúrcuma e maçã com canela. Eles possuem componentes que auxiliam na melhora do perfil metabólico, favorecendo o funcionamento do organismo, como um todo;

Medida 08 – Mantenha a rotina de tomar 15 minutos de sol por dia, antes das 10h da manhã e após as 16h da tarde. A vitamina D é aliada no fortalecimento do sistema imune.

Lembre-se, não existe milagre ou poção mágica. Aproveite este momento para se recolher, incluir bons hábitos alimentares e de estilo de vida, meditar, cuidar da sua mente e descansar.

Envie para as pessoas que você ama, e faça a sua parte!
Não é sobre um, é sobre Todos.

por: Lulia Dib
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