z

Episódio 01 – Nossa Casa

icon user Conexão ILALI
icon calendar 17/04/2020
Episódio 01 – Nossa Casa

[vc_row][vc_column][vc_column_text]Reencontramos um lugar físico, um endereço, com nossos móveis e pertences pessoais, mas será lá o nosso espaço? Assista, comente e compartilhe.

NOSSA CASA

No reencontro com o núcleo de nossa existência nos deparamos com diferentes encontros.

O primeiro deles é com a casa. Reencontramos um lugar físico, um endereço, com nossos móveis e pertences pessoais, mas será lá o nosso espaço?

Qual relação estabelecemos com a nossa casa? Lugar ou morada? É para lá que vou e posso ser eu mesma? Desvisto de minhas máscaras e me deparo com tudo aquilo que sou e que tento esconder?
A contemporaneidade nos impôs algo: somos seres que estão sempre “indo”, que nunca param. A casa nunca é morada, pousada, o lugar de estar, mas sempre lugar de passagem para um outro lugar. Aliás, somos seres ausentes de morada. Tudo que fazemos lá tem que ser rapidinho: o banho, a refeição, o encontro com o outro e conosco. Basta algumas horas em casa e já estamos planejando para onde iremos mais tarde, no dia seguinte ou no final de semana. Não sossegamos.
Sempre nos ocupamos e não suportamos o “nada fazer” ou o silêncio. É difícil reencontrar consigo. Esse superficial encontro é sempre mediado por  “anestésicos sociais”, e o melhor deles é uma agenda bem cheia. Não seria o nosso cansaço e falta de paz provenientes dessa ocupação constante e agitação física e mental?
Ao contrário desse estado, Papa Francisco na Encíclica Laudato Si, no capítulo 226, fala da atitude do coração “que vive tudo com serena atenção, que sabe manter-se plenamente presente diante de uma pessoa sem estar pensando no que virá depois, que se entrega a cada momento como um dom divino que se deve viver em plenitude”.

Primeiro aspecto então: nossa casa, um lugar qualificado, nossa morada.

  • por Aleluia Heringer

#CasaComum
#CommomHome
#EcologiaIntegral
#IntegralEcology
#PactoEducativoGlobal
#PactoEducativoGlobalBrasil
#GlobalEducationPact
#AgenteTransformador
#CentroDeTransformação
#DesenvolvimentoSustentável
#Sustentabilidade
#SustentabilidadeCriativa

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

    Exibindo 0 avaliações

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Obrigado por enviar seu comentário!